terça-feira, 30 de novembro de 2010

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Atividade da Semana - Vista minha pele

A atividade desta semana está voltada para o dia da Consciência Negra, comemorado neste último sábado, 20/11. Os alunos assistiram ao curta "Vista minha pele", uma divertida paródia da realidade brasileira, que serve de material para a discussão sobre racismo e preconceito na sala de aula.
A história é invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados e sofrem preconceito. Os país pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são África do Sul e Moçambique.
Maria é uma garota branca e pobre que estuda em colégio particular graças à bolsa-de-estudo que recebeu porque sua mãe trabalha como faxineira neste colégio. A maioria dos colegas não querem sua companhia, exceto Luana, filha de um diplomata, que possui uma outra visão de mundo pelo fato de haver morado em outros países.
Maria deseja ser "Miss Festa Junina" mas para isso tem que enfrentar muitas dificuldades como o padrão de beleza imposto pela sociedade, onde somente o negro é valorizado, a aversão dos colegas, a ressistência do pai e a dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos, quase todos pobres. Porém, Luana é fiel amiga de Maria e faz de tudo para ajudá-la a vencer o concurso.
O tema central da história não é o concurso, mas sim a disposição de Maria de enfrentar a sociedade e tentar mudar alguma coisa. Ao longo da história, Maria aprende a confiar em si mesma e, dessa forma, percebe que é capaz de convencer os outros da sua vitória.
O filme está disponível no YOUTUBE. Assista porque vale a pena!!!!!

Texto adaptado de http://brasildosnegros.arteblog.com.br/33863/Documentario-Vista-a-minha-pele/
Eu achei até estranho pois não é sempre que agente ver esse tipo de preconceito, ou seja sempre vemos um tipo contrário.Brancos tendo preconceito com negros.!

Aluno:Gabriel de lima Santana
Racismo Não igualdade Sim
VISTA minha PELE.
Devemos ser como somos sem preconceito sem se achar que é melhor do que os outros só por ter a pele, mas clara ou mas escura.
Muitas vezes, a pessoa se torna racista dela mesma, pois tentam se igualar as personagens que verem na TV, e até obrigam os (as) filhas (os) a serem como os artista.
Eu acredito que somos iguais independente de cor,raça ou religião pois,o sangue vermelho que corre nas veias dos negros, também corre na dos brancos.
Será que verdadeiramente no Brasil, pode haver racismo? Se muito vem de outros países para conhecer as tradições Afro-descendentes, conhecer mas e melhor a nossa cultura; como podemos nos sentir menosprezado por alguém.
Se nós nos dedicarmos a fazer e da o melhor de nós,vamos nós valorizarmos,e mostrar que somos bons em tudo, tanto quanto aqueles que fazem descriminação como se passou no filme em que os negros não aceitavam a menina só por ela ser branca.



comentário feito por: ALICE

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vista Minha Pele

Eu achei bem interessante o modo como mostraram esse assunto, observei que os papéis foram invertidos “a raça branca”eram aqueles que não tinham oportunidades que sofriam e eram maltratados ou hostilizados enquanto que a raça negra eram os que tinham poder tanto financeiro como social. O filme mostrou que todas as raças são iguais a cor da pele não determina a inteligência os valores a conduta e a determinação de seguir em frente ,e atingir todos os objetivos . Em todas as raças a cor do coração é uma só,e é nele que devemos colocar o amor por nosso semelhante seja qual for a raça .

Postado por Idenildes dos Santos
VISTA MINHA PELE
Eu adorei a maneira que foi colocado o problema racial de forma invertida dos papeis: Geralmente são negros que são alvo de preconceitos e não brancos como mostra o vídeo. Isto serve para repensarmos: O que não queremos para nós, não devemos desejar para as outras pessoas, seja ela branca ou negra. Independentemente da cor as pessoas são alvos constante de discriminação e cabe a nós acabarmos com esse tipo de problema que não nos levará a nada.

Postado por Selma
De um só homem Deus criou todas as raças.

VISTA MINHA PELE
Achei este vídeo interessante, a troca de papeis realmente da uma visão do que os negros enfrentam na escola ou no local de trabalho. Seria muito bom se todos os brancos racistas pudessem ver este vídeo.

Postado por: Cassilda

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Diálogos sobre Educação

A equipe de professores articuladores das diversas disciplinas do CECR, no período de 16 a 19 de novembro, realizaram os "Diálogos Sobre Educação", atividade com abordagem interdisciplinar. O Diálogo do dia 18, aconteceu no NICC com a participação das professoras Ana Lúcia Ramos, coordenadora do NICC, e a professora Lícia Regina, da Faculdade Olga Mettig. O tema A literatura Africana: contribuições na comtemporaneidade e Estratégias Pedagógicas despertou nos professores presentes a curiosidade e o desejo de conhecer os escritores Mia Couto, Agualusa, Pepetela e Ondjaki, encantadoramente apresentados ao público pela profª Ana Lúcia. Dando continuidade ao Diálogo, a profª Lícia nos presenteou com uma palestra envolvente e enriquecedora sobre estratégias pedagógicas para aulas de leitura. As professoras Marisa e Mercia já podem começar a conhecer de perto a obra de Mia Couto, pois as duas ganharam livro do autor no sorteio feito no final da palestra. Parabéns a equipe organizadora pela enriquecedora atividade!!! Seguem algumas fotos do Diálogos Sobre Educação no NICC.


Equipe organizadora: Profªs Marilene e Mª José


Profª Ana Lúcia


Profª Lícia


Professoras em ação!

Fotos Diálogos Sobre Educação - 18/11/10



Presentes e sorteio

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Atividade da semana

Esta semana os alunos entraram em contato com alguns textos literários originais, sem retoques, de grandes autores espanhóis e latinoamericanos. Utilizamos três pequenos livros,¡A ESCENA!, COSAS QUE PASAN, ESPAÑA CUENTA, que trazem algumas dessas obras literárias. Após leitura dos textos, os alunos digitaram, inseriram imagens da Internet e editaram os textos no Microsoft Office Publisher. Abaixo, seguem as produções dos alunos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010



Postado por Nineidia

consciência negra



postado por Gabriel!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dia da consciência negra



O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel.

Extraido de http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra
Postado por Selma

Dia da Consciência Negra



Zumbi dos Palmares: um herói brasileiro
História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.


Extraído de http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm
postado por Cassilda

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Día de los muertos en México - 02/11


Para los mexicanos el Día de Muertos o Día de los Fieles Difuntos representa algo más que la veneración de sus muertos, podría decirse que para los mexicanos a diferencia de otros países, lo reflejan burlándose, jugando y conviviendo con la muerte. Esta convivencia ha dado lugar a diferentes manifestaciones de su arte popular, a través de expresiones muy originales como lo son; las calaveras de dulce, el pan de muerto, dibujos que se burlan de la muerte, versos en los que se ridiculiza a cualquier personaje vivo, de las artes, ciencia y en especial los de la política y las tradicionales ofrendas, las cuales se preparan con respeto por los familiares para recordar a los que se han ido, alimentos, flores y objetos personales del difunto son parte esencial del altar y según la creencia, los seres queridos regresan este día para gozar lo que en vida más disfrutaban.

Haciendo un repaso de la historia, en las culturas mesoamericanas los nativos consideraban a la muerte como el paso a seguir hacia una nueva vida y fue hasta la llegada de los españoles que trajeron consigo las nuevas creencias con respecto a la vida y la muerte. La muerte producía terror, pues en el juicio final los justos recibirían su recompensa y los pecadores su castigo... Y lo difícil era no contarse dentro de los pecadores.

En la cotidianeidad del mexicano la muerte aparece salpicada de picardía, y en este día en particular, todos los cementerios del país se llenan de gente que esta ansiosa de compartir esta sagrada fecha con sus difuntos. Familiares y amigos llegan a la tumba de su ser querido, con flores y escoba en mano, ya que ha pasado mucho tiempo desde la última visita, algunos llevan comida para disfrutar en compañía de sus difuntos, otros hasta músicos llevan para alegrar el momento que pasan en el cementerio con sus seres queridos y muchas veces los familiares y amigos deciden continuar la fiesta en la casa de algunos de ellos, quizás pensando en el ya célebre dicho popular: "El muerto al cajón y el vivo al fiestón".




Extraído de http://html.rincondelvago.com/

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dia da Ciência e Tecnologia

No dia 27/10, o NICC realizou o 1º Dia da Ciência e Tecnologia. O evento contou com a participação dos professores, alunos e funcionários da Escola Parque, além da Comunidade e de convidados especiais. Entre as atividades, oficinas de vídeo em celular e de TV e Vídeo; aula pública de informática básica e manutenção de micro e webdesign; exposição de robótica; apresentação sobre EaD, além da exibição do vídeo do NICC, um trabalho conjunto da equipe de professores do NICC. Seguem alguns registro do evento.

Exibição do filme sobre o NICC

Visitantes do Dia da Ciência e Tecnologia

Apresentação sobre EaD - Profª Mércia e Intercâmbio com a Love Joy School - Profº Tyrone

Produções dos alunos

Oficinas do Día da Ciência e Tecnologia





Professores e funcionários do NICC