A atividade desta semana está voltada para o dia da Consciência Negra, comemorado neste último sábado, 20/11. Os alunos assistiram ao curta "Vista minha pele", uma divertida paródia da realidade brasileira, que serve de material para a discussão sobre racismo e preconceito na sala de aula.
A história é invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados e sofrem preconceito. Os país pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são África do Sul e Moçambique.
Maria é uma garota branca e pobre que estuda em colégio particular graças à bolsa-de-estudo que recebeu porque sua mãe trabalha como faxineira neste colégio. A maioria dos colegas não querem sua companhia, exceto Luana, filha de um diplomata, que possui uma outra visão de mundo pelo fato de haver morado em outros países.
Maria deseja ser "Miss Festa Junina" mas para isso tem que enfrentar muitas dificuldades como o padrão de beleza imposto pela sociedade, onde somente o negro é valorizado, a aversão dos colegas, a ressistência do pai e a dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos, quase todos pobres. Porém, Luana é fiel amiga de Maria e faz de tudo para ajudá-la a vencer o concurso.
O tema central da história não é o concurso, mas sim a disposição de Maria de enfrentar a sociedade e tentar mudar alguma coisa. Ao longo da história, Maria aprende a confiar em si mesma e, dessa forma, percebe que é capaz de convencer os outros da sua vitória.
O filme está disponível no YOUTUBE. Assista porque vale a pena!!!!!
Texto adaptado de http://brasildosnegros.arteblog.com.br/33863/Documentario-Vista-a-minha-pele/
Nenhum comentário:
Postar um comentário